sábado, 18 de abril de 2015

Peixe Defumado 04 - Omega 3 e Omega 6


Peixe Defumado 04 - Omega 3 e Omega 6
Cozido, grelhado, assado, frito, cru, à milanesa e defumado, os peixes são ricos em proteínas e indispensáveis para uma dieta saudável.
Ao contrário do que se imagina, os peixes oleosos também são alimentos poderosos e trazem inúmeros benefícios à saúde. Conhecidos pelo sabor peculiar, os peixes oleosos como salmão, atum, Tainha, sardinha, cavalinha são importantes fonte de ômega 3.

Além de um excelente anti-inflamatório natural, o ômega 3 evita doenças do coração, coágulos no corpo e atua nas doenças ósseas.
Os peixes possuem diversas propriedades terapêuticas como redução da pressão arterial, do nível de colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e diminuição dos coágulos do sangue.

Eles ainda atuam em doenças inflamatórias como dermatite, artrite reumatoide, psoríase e inflamações no intestino grosso (colites) e protegem o organismo de câncer, aumentando a resistência do corpo.
Ao ingerir ômega 3 é necessário aliar às receitas alimentos fontes de vitamina E para proteger as propriedades atuantes do ômega 3 de serem oxidadas. Sementes como nozes, amêndoas e avelã são fontes da vitamina E.
Já os óleos de girassol e linhaça são responsáveis pela vitamina D.
Os peixes defumados, são reconhecidos por serem excelente fonte de ômega 3.
Na preparação de peixes defumados é adequado associar alimentos que contenham vitamina C, pois também evitam a oxidação e produção de substâncias tóxicas que são subprodutos desta degradação.
O ideal são duas refeições de peixes na semana, em torno de 250g para mulheres e 400g para homens.
De acordo com estudos realizados no Instituto do Coração e Pulmão dos EUA, o consumo de 50g de peixe defumado ou 100g de salmão por dia evitam ataques cardíacos.

Ácido Graxo - Ômega 3
Apresenta efeitos benéficos na prevenção de doenças cardíacas, na hipertensão, no diabetes tipo 2, na artrite reumatoide entre outras.
Peixes gordos (atum, anchova, Tainha, carpa, arenque, salmão e sardinha), sementes e óleo de canola, sementes e óleo de linhaça, nozes, etc.

Ácido Graxo Ômega 6
Ajudam na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e do colesterol total e na regulação hormonal.
Alimentos ricos em ômega 6:
Óleos vegetais (milho), soja, girassol, sementes e oleaginosas (nozes, castanhas), etc.
É importante ter o equilíbrio na proporção de ômega-3 e ômega-6 ingeridos.

O ideal é chegar a uma proporção de cinco a dez partes de ômega 6 para uma parte de ômega 3, devendo-se sempre respeitar esta relação, pois hoje em dia as pessoas costumam consumir uma quantidade bem maior de ômega 6 do que ômega 3, podendo causar um desequilíbrio no organismo.

casapeixedefumado@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário